10 conselhos
i. não obrigar as crianças a ler um livro, mas provocar neles a leitura de um passo que possa despertar a curiosidade e os leve a procurar outra vez o livro;
ii. abordar um assunto na aula e deixar que eles próprios escolham o livro que mais lhes desperte atenção sobre o assunto tratado
iii. desenvolver actividades diversas e constantes que motivem a actividade de leitura e a compreensão do texto;
iv. estimular o exemplo de leitura em família, pois nessa idade as crianças costumam agir por imitação e admiração;
v. ter biblioteca ou estantes com livros em casa e na escola ou sala de aula, livros que sejam de fácil consulta para eles;
vi. tomar por norma, da parte dos professores, que eles leiam antecipadamente os livros ou os textos/contos trabalhados na aula;
vii. procurar que as bibliotecas da escola tenham livros de interesse para os pais;
viii. incentivar os pais e outros adultos a fazerem leituras às crianças e a mostrarem interesse por elas, a manifestarem igualmente interesse pelos livros que elas lêem e a incentivá-las a que contem as histórias que lêem;
ix. na aula, depois de uma leitura, seja ela comum ou individual, procure-se realizar uma actividade de escrita ou de compreensão do texto, em forma amena;
x. fazer com que as crianças aprendam a contar, de forma oral e escrita, o que leram e dar-lhes oportunidade de elas próprias criarem a sua história – que depois seja dada a conhecer.
Fundação Sánchez-Ruipérez, Salamanca, Salamanca
[ presta apoio na motivação de leitura a adolescentes],
publicado no El País, 10 de Dezembro de 2005 – Supl. «Babélia»
Citado por Aires A. Nascimento (Universidade de Lisboa - CEC – Fac. Letras) - Literacia, leitura, (des)bloqueamentos
Citado por Aires A. Nascimento (Universidade de Lisboa - CEC – Fac. Letras) - Literacia, leitura, (des)bloqueamentos
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